Descrição

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) é um programa stricto sensu na área de computação, oferecido pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Câmpus Ponta Grossa. O programa oferece atualmente um curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação.

O programa foi autorizado pela CAPES em 2015, com conceito inicial 3 e o ingresso da primeira turma ocorrerá no segundo semestre de 2016. A partir de 2017 o ingresso será anual e ocorrerá no primeiro semestre.

 

 

  Objetivos do Curso

Visando atender demandas para o desenvolvimento nacional, regional e local, o Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR tem como objetivos:

1.Formar recursos humanos qualificados a:

a) criar, difundir e aplicar novos conhecimentos científicos e tecnológicos;

b) executar atividades de pesquisa e desenvolvimento;

c) atuar de forma autônoma na preparação especializada de pessoal para estas atividades.

2. Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico dentro das áreas de concentração, visando atender demandas específicas para o desenvolvimento regional, nacional ou internacional

 

  Perfil do Egresso

O egresso deverá ter formação sólida sobre os fundamentos da Ciência da Computação, que lhe permita acompanhar e contribuir para o avanço do conhecimento da própria Computação, além de criar ou utilizar novas tecnologias para o desenvolvimento de soluções computacionais para outras áreas do conhecimento. Essas características tornam o Mestre em Ciência da Computação formado pelo PPGCC apto a atuar como pesquisador, desenvolvedor de tecnologias para as organizações e docente no ensino superior.