Disciplinas

Cada período letivo tem duração de um (1) semestre. A oferta de disciplinas para o período letivo segue um calendário de dois (2) semestres e a matrícula em disciplinas do curso é realizada antes do início de cada semestre. Todas as disciplinas do PPGCC têm carga-horária de quatro (4) créditos, onde um crédito equivale a quinze (15) horas de trabalho efetivo em um dos períodos letivos.

O aluno deverá cursar quatro (4) disciplinas obrigatórias, das quais duas pertencem ao Núcleo Comum, composto de disciplinas que devem ser cursadas por todos os alunos do PPGCC, e outras duas devem ser escolhidas dentre um conjunto de disciplinas básicas, que será chamado de Núcleo Básico.

As disciplinas obrigatórias do Núcleo Comum são:

 

No Núcleo Básico, o aluno deve escolher pelo menos duas das seguintes disciplinas:

As disciplinas do Núcleo Comum e do Núcleo Básico têm por objetivo suprir o aluno de conhecimentos básicos sólidos em Computação, de forma a garantir que o mesmo tenha condições de se aprofundar em alguma das linhas de pesquisa do PPGCC.

Além das disciplinas obrigatórias, o aluno deverá cursar mais duas (2) disciplinas escolhidas conforme a oferta de disciplinas semestrais do PPGCC, em acordo com o orientador e com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos, construindo a formação necessária para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa e caracterizando a sua especialidade. Para tanto, o PPGCC deve ofertar anualmente, além das disciplinas já listadas, as seguintes disciplinas:

Poderão ser aproveitados créditos em disciplinas realizadas em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela Capes, de acordo com o regulamento apropriado do Colegiado do Curso, com anuência do orientador e aprovação da Coordenação.